19 de Abril, 2024

RECRUTAMENTO DE TÉCNICO DE APOIO INFORMÁTICO PARA APOIO À REALIZAÇÃO DO ATO ELEITORAL DO DIA 9 DE JUNHO DE 2024

Considerando que pela primeira vez, serão utilizados cadernos eleitorais desmaterializados que estarão disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo, pelo que é necessário recrutar Técnicos de Apoio Informático (TAI) que estarão, no dia 9 de junho, junto às mesas de voto em cada uma das assembleias e secções de votos, devidamente credenciados pela Administração Eleitoral, com a função de acompanhar o processo no âmbito da utilização dos cadernos eleitorais desmaterializados e do plano de contingência, plano esse que assegura o apoio à continuidade da votação em caso de indisponibilidade pontual do sistema ou de dificuldades de acesso por parte das mesas de voto.

Ao TAI estará vedado o acesso aos cadernos eleitorais desmaterializados e a qualquer operação que interfira com o processo de votação.

Para a realização desta tarefa, será necessário frequentar uma ação de formação de um dia (6 horas), promovida pelo IEFP, a realizar em instalações da Câmara Municipal de Loulé.

O processo será testado no dia 1 de junho nas assembleias de voto, da seguinte forma:

No período da manhã, o TAI ministra formação aos membros de mesa sobre a utilização dos cadernos eleitorais desmaterializados;

No período da tarde realiza os testes com os membros de mesa.

A estas vagas, poderão concorrer cidadãos com as seguintes características:

• Mais de 18 anos
  • 12.º ano de escolaridade completo
  • Conhecimentos em informática na ótica do utilizador, sendo requisito preferencial, indivíduos possuam formação tecnológica em informática ou em sistemas de informação e de comunicação
  • Possuidor de smartphone (deverá ser IOS 15 ou Android 10), para em caso de necessidade efetuar uma chamada de apoio técnico para um número gratuito
  • Disponibilidade para frequentar um dia de formação dada pelo IEFP (data e hora a definir), estar presente dia 1 de junho (todo o dia) para testes e formação aos membros da mesa e dia 9 de junho (todo o dia), dia da eleição

O valor da compensação a atribuir aos TAI, será no valor de 177,45€, resultante dos 3 dias da sua intervenção, a saber:

• Dia de formação do TAI;
  • Dia de formação aos membros de mesa e testes (01/06/2024);
  • Dia da eleição (desde as 06h00, ou em horário de início a definir pelo Presidente da Mesa, e até que seja por este dispensado).

A compensação acima indicada, apenas será atribuída se o TAI estiver presente no dia da eleição.

Os interessados poderão efetuar a sua inscrição até às 17H00 do dia 03/05/2024, através do preenchimento do formulário em anexo, juntamente com os documentos indicados no mesmo. O formulário deverá ser enviado para o e-mail candidaturas.tai@cm-loule.pt

Após validação dos requisitos pela Câmara Municipal e encontrando-se a candidatura em conformidade, os candidatos serão notificados para efetuarem, a sua inscrição junto do IEFP.

Nota: apesar de estarem a fazer um registo no IEFP, o mesmo tem apenas como finalidade a inscrição para a ação de formação de TAI na Eleição para o Parlamento Europeu que será ministrada por aquela entidade, não produzindo qualquer outro efeito junto do IEFP ou do Município de Loulé.